poder
e política

27|jan|23:09

FLAVIO DINO PODERÁ SER O CARA!

Por PAULO CRUZ PEREIRA

Chegou 2010, e, com ele, as especulações para as eleições de outubro, que estão a pouco menos de nove meses. Diferente de 2006, em que as oposições se uniram contra a então senadora Roseana Sarney, agora, certamente, não haverá a mesma unanimidade. Nesta eleição, parece que haverá algo novo, em se tratando de métodos e práticas políticas, com o nome de Flavio Dino (PCdoB) na disputa.

Num primeiro momento, percebe-se que é visível a atuação de forças ocultas (ou nem tão ocultas assim), conspirando desesperadamente para que a candidatura do comunista não se viabilize. Vemos uma campanha tão agressiva quanto àquela da qual ele foi vítima na eleição de 2008, na disputa para a prefeitura de São Luís, quando seus adversários plantaram infâmias inacreditáveis até contra sua família.

Os donatários do poder, pragmáticos e astuciosos como o são, já perceberam que a candidatura comunista constitui sério, real e tremendo risco às suas pretensões hegemônicas de poder.

Não tenho dúvidas em afirmar que as chances de Flávio Dino se eleger governador em 2010 são infinitamente maiores do que eram em 2008, quando se candidatou a prefeito da Capital. Naquela disputa, seu cabedal eleitoral era apenas de mais um candidato a deputado federal que obtivera pouco mais de 20 mil votos em São Luís, bem atrás de nomes como, por exemplo, Pinto Itamaraty, Cléber Verde.

Ao iniciar a disputa para a prefeitura da Capital, largou na casa dos 2%, totalmente desalentador e que, estatisticamente, o colocava fora de qualquer especulação de disputar uma eleição com chances reais de vencer. No entanto, tão logo Flávio Dino passou a se comunicar com o eleitorado, seu crescimento nas pesquisas foi algo que surpreendeu até o mais otimista dos estatísticos.

Nenhum candidato possui maior potencial para crescer no decorrer da campanha eleitoral 2010 do que Flávio Dino.

Ora, em 2010 o comunista está consolidado como o melhor e mais atuante deputado federal da história do Maranhão; seu nome está massificado no Estado; quase não possui rejeição, se comparado aos outros postulantes já declarados; tem demonstrado que é um aliado dos mais leais, enfim, características que se espera de um político em franca ascensão.

Por outro lado, há temas que não podem deixar de constar da ordem do dia nesta eleição. Apesar de eu rejeitar a tese plebiscitária vazia do “ou contra Sarney ou a favor de Sarney”, que serve apenas de salvo-conduto para candidatos e partidos se omitirem no mais importante, que são os programas para um outro Maranhão, não podemos deixar de analisar o culto à personalidade na política local.

Dificilmente a atual governadora Roseana Sarney, já no seu terceiro mandato, encontrará razões para convencer o eleitor de que seu plano de desenvolvimento para o Maranhão necessita renovar o mandato pela quarta vez.  Quem precisa de quatro mandatos para realizar um projeto, ou não possui este projeto, ou usa o poder apenas na sua forma patrimonialista.

É hora de perguntarmos, como cidadãos, se em nosso querido Maranhão não existem outros nomes dignos de ocupar tal cargo. Será que apenas uma pessoa é digna e preparada para governar o Maranhão por tão longo período? E o custo-benefício? Valerá a pena arriscar mais uma vez dando mais um mandato à atual governadora? Que projeto de governo é este que precisa de quatro mandatos para ser implementado? Diante deste cenário, o comunista poderá ser o diferencial da campanha.

*Paulo Cruz Pereira é advogado e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Que tal seguir o blog no Twitter?

Aqui, depois clique em “follow” (seguir)

 

# , , , ,

28 respostas para “FLAVIO DINO PODERÁ SER O CARA!”

  1. claro que a candidata do povo e roseana

  2. flavio dino as minhas custas não ganhara as eleiçoes

  3. DIMAS CASSIMIRO disse:

    Os moradores de Timon-ma e os eleitores da nossa região, entedemos que o momento histórico que vivenciamos é mais que propício para proporcionarmos as mudanças que o nosso municípío e o nosso Estado tanto reclama. A eleição do companheiro FLÁVIO DINO para governador do Maranhão é mais que urgente, mais que necessário; é a oportunidade única que a nossa democracia eleitoral possibilita no sentido de conduzirmos à chefia do executivo do nosso Estado um companheiro afinado e atento às reais necessidades do nosso povo, da nossa cultura, da nossa história, da nossa economia. O MARANHÃO TEM FUTURO, TEM DESTINO, O GOVERNADOR É FLÁVIO DINO.
    Dimas Cassimiro.

  4. A qui em Timon-ma, constata-se uma onda crescente de aceitação em torno do nome do companheiro e futuro governador do Maranhão, FLÁVIO DINO; não por acaso, as velhas e superadas legendas de aluguel, como a do PMDB e PDT não sabem que rumo tomar…, tamanha é a força e o impacto político que o nome do companheiro Flávio Dino proporciona em noso meio. Convictos da vitória, o eleitorado consciente timonense cada vez mais diz SIM as propostas e programas de governo defendidas pelo futuro gvernador do Maranhão. Estamos aqui prá lutar ! E só a luta nos LIBERTARÁ !

    O MARANHÃO TEM FUTURO
    TEM DESTINO,
    O GOVERNADOR É FLÁVIO DINO.

    Dimas Cassimiro: professor,pesquisador,Pedagogo,Especialista e Mestrando em Educação.

  5. DIMAS CASSIMIRO disse:

    A política de retrovisor a que me refiro, diz respeito às práticas politiqueiras que vem sendo praticadas no município de Timon e no nosso Estado. A candidatura do companheiro FLÁVIO DINO rumo à chefia do executivo maranhense, representa para o nosso povo, muito mais que renovação; FLÁVIO DINO governador é a representação concreta e histórica dos anseios do eleitorado de todo o Maranhão. Nós maranhenses, confiamos no projeto político pensado pelo futuro governador FLÁVIO DINO; o nosso Estado merece ser recolocado nos trilhos do desenvolvimento.

    O MARANHÃO TEM FUTURO
    TEM DESTINO,
    O GOVERNADOR É FLÁVIO DINO.

    Dimas Cassimiro: professor,pesquisador,pedagogo,especialista e mestrando em educação.

  6. DIMAS CASSIMIRO disse:

    Chega de da política de retrovisos, chega de política de gupos viciados, chega de oligarquia. O terceiro colégio eleitoral do maranhão, TIMON, se tranforma a cada dia que passa no palanque número hum no interior do Maranhão. O ituito é um só: Transformar o nosso muncípio em eterno palanque em prol da candidatura e do nosso futuro governador FLÁVIO DINO. O eleitorado consciente de Tmon-ma não vai deixar essa oportunidade — que a democracia nos proporciona—, passar em brancas núvens, a hora é de LUTAR,RESISTIR E ELEGER o nosso futuro governador, o companheiro FLÁVIO DINO. A luta nos espera !!!

  7. Paulo Cruz pereira disse:

    Siô, eu não preciso bajular a ninguém. O que falo e escrevo é por convicção. Se você gosta de sua “Branca”, deve ser bom pra você e por isso justifica sua agressão gratuita a mim. Deus tenha piedade de sua alma. E, qualquer coisa, o satantás está aí mesmo lhe esperando de braços abertos.

  8. Gilberto Cardoso disse:

    Paulo Cruz é um puxa-saco. Essa babação toda com o Dino é por questões politic-familiares de Matões. Todo mundo sabe que eles são roseanistas, sarneistas é uma questão de dia$ os pereira estarem lá com a Branca. Sei bem como Paulo Cruz funciona, não é colegas de TCE…

  9. Angela Mota disse:

    Besteira perder tempo escrevendo texto tão longo. 1º) Quem manda em Flávio Dino é o pres. Lula, o qual não o deixará sair candidato a governador, contra a Rose. 2º) Flávio não tem palanque no interior do Estado. 3º) O dep. Dino não tem o que dizer contra o golpe que cassou o Jackson Lago, pois ele tá querendo fazer o mesmo com o Castelão. 4º) Se Flávio é tão forte assim, por que o Humberto Coutinho o largou fora?
    Voto em qualquer um da oposição, mas, do jeito que tá, a muié vai comer a boía.

  10. manoel carvalho disse:

    Senhora Maria José, a senhora se esqueceu de colocar na sua lista ZE NOEL, HUMBERTO COUTINHO E TEMA os pais adotivos do seu blefe politico, que sem eles nunca teria se elegido.
    Ainda bem que o seu pum politico não vai chegar a lugar nenhum, porque ainda não deixou de ser um universiotário, doutrinado pelos ideiais do maior engodo BURGUES da historia chamado karl marx, que além da desonestidade intelectual(Quase todos os seus ditos mais célebres foram, copiados de outros pensadores), foi um homem profundamente racista, cínico, mesquinho, invejoso, interesseiro, violento, desleal e preguiçoso).
    Ainda bem que esta ideologia espúria, baseada nos mais baixos instintos do Homem estar destinada a permanecer para sempre na latrina da História.
    Foi lançado em 23 de junho de 2008, pelo senado do Parlamento da República Tcheca, a “Declaração de Praga sobre a Conscientização Européia e o Comunismo“, que criou leis determinando que as universidades informem sobre os crimes do comunismo, como se faz com o nazismo.
    Ha! pelo que notei a senhora também ainda é uma universiotária (idolatra marx e seus seguidores Guevara e Fidel, Mao Zedong, Lênin e Stalin, Pol Pot, hugo chaves, e os demais democraticos que por ventura esqueci), além de necessitar e precisar de seu blefe para governador.

  11. Policarpo José de Almada disse:

    As páginas mais significativas da história foram escritas pelos destemidos, pelos corajosos. FLÁVIO DINO é um deles. Juiz federal respeitado, com um futuro brilhante ainda pela frente, com chances reais de chegar a um dos Tribunais Superiores, com uma aposentadoria segura, ele abandonou tudo e lançou-se ao desafio de enfrentar as urnas, logrando eleger-se. Outro desafio descortina-se diante do nosso honrado representante na Câmara Baixa e, tal como em 2006, aí vem DINO mais uma vez, disposto a trocar uma reeleição segura pela disputa ao Governo do Estado. Praticamente sozinho. A imensa maioria da classe política foi coopetada pelos Leões. Sem dinheiro. Sem estrutura material. Apenas um sonho. Um projeto. Mudar e transformar nosso empobrecido Estado, com os piores indicadores sociais. Sê forte, FLÁVIO. O Maranhão espera muito de tua coragem e de tua determinação.

  12. Maria José disse:

    Tem sempre uma ‘viúva da ditadura’ com seu anticomunismo infantil para atacar o Flávio Dino!

    Sr. Manoel, acorda! Quem tem tradição e história de golpes no Brasil é a direita e não a esquerda !!!

    Pegue a biografia política das nossas lideranças (Sarney, Castelo, Cafeteira, Lobão, etc.) e verás que todas começaram na época da ditadura!!!

    Portanto, não venha com seu anticomunismo para esconder fatos que todos nós sabemos!

    Flávio Dino para governador é o que precisamos e necessitamos.

  13. José Almeida disse:

    Na verdade ainda há muita coisa para acontecer até a eleição, não esquecemos que Roseana tem a Maquina do estado e muitas prefeituras na Mão. É fato também que ela não avança além do 45% de intenções devotos. Flavio embora não tenha a rejeição é desconhecido e por isso pode ficar conhecido no Maranhão, a partir dos boatos que surgiram durante a sua campanha para prefeitura de São Luis. E mais tem ainda o comitê Central do PC do B que ainda não se manifestou, mas que não está disposto a dividir o palanque de Dilma nos Estados.

  14. Dacio Saraiva disse:

    PT, PT, PT, PT, PT, PT, PT. O PT é do Sarney. Sem o PT Dino vai ou fica? tchan, tchan, tchan….

  15. eliel disse:

    Não existe um momento tão opoturno para o nome flávio Dino, quando a jackson lago fracassou como governo e Roseana terá uma muita dificuldades diante dos problemas do maranhão e dos que envolvem sua familia a nivel de brasil(crise do senado, o sucesso do livro honorários bandidos, operação da pf a fernando sarney etc) com certeza flávio está correndo só quando se tratar de etica, posição ideologica, juventude,inteligencia.
    itevaldo parabens pela materia!

  16. manoel disse:

    O medo de Alice é justificável.
    Pois ainda existe muita gente que desconhece do engodo que é o comunismo. Pode ter certeza que
    esse apelo por um «mundo melhor» ou pela «igualdade social», é o comunismo que está em atividade — e, atrás dele, toda a criatividade de comunistas e socialistas revolucionários genocidas do século passado, que juntos colecionaram mais de 100 milhões de mortos, muito mais do que o nazismo. Entre eles estão a Cuba de Guevara e Fidel, a China de Mao Zedong, a ex-União Soviética de Lênin e Stalin, e o Camboja de Pol Pot (líder que conseguiu dizimar 1/4 da população daquele país em 4 anos). No entanto, os comunistas e socialistas são considerados heróis, gente de bem, ao contrário dos nazistas.
    Não entendo porque ainda não se criminaliza a apologia ao comunismo e ao socialismo e, de fato, há muitas pessoas que defendem essas práticas porque vêem nelas a promessa de um mundo melhor etc.
    Só esquecem que o modus operandi esquerdista é: o forte controle estatal da sociedade, manipulação da cultura e dos meios de comunicação, supressão de liberdades indviduais, destruição das instituições democráticas e do Estado de Direito, totalitarismo, prisões arbitrárias, torturas, assassinatos e outras práticas, ainda comuns hoje em dia em países como Cuba, Coréia do Norte e Venezuela.
    O filósofo Olavo de Carvalho prega que para combater o comunismo, é necessário começar pelas escolas, pois foi desta mesma forma que os comunistas e socialistas conseguiram conquistar os jovens com sua ideologia totalitária, através de professores doutrinadores.
    Há! De volta ao medo da Alice pelo rapaz (comunista comedor de caviar) no poder, fique tranquila, pois ele não vai + ter o dinheiro público financiando sua campanha e essa invenção de candidato a governador é pk sabe que não se reelegeria deputado.

  17. DINISTA disse:

    Quatro mandatos para Roseana JAMAIS. O POVO SE LIBERTARÁ DESSA VEZ, DE VERDADE.

  18. Raposão disse:

    Rapaz, esse rapaz paulo cruz gosta muito desse Flavio Dino. Cruz credo.

  19. Flávio Almeida disse:

    Parabéns pelo excelente texto! Se Flávio Dino conseguir os apoios necessários nesse momento crucial ele com certeza será o novo governador do Maranhão.

    O estado necessita de uma ‘revolução democrática e republicana’ na gestão da coisa pública.

  20. Tarcísio disse:

    E você com certeza será o Secretário de Comunicação.
    Tá parecendo os blogueiros da Mirante criando factóides.

    RESPOSTA: O texto está assinado: Paulo Cruz Pereira. Até divirjo dele em alguns pontos. Desde quando texto de opinião é factóide. Não sirvo para ser secretário de ninguém. Vá lá….

  21. Leonildo disse:

    Excelente analise, Flavio dino é a única coisa nova este ano e é um nome muito forte para enfrentar Roseane Sarney.
    Realmente 16 ano no poder é muito tempo para uma pessoa governar o estado.

  22. antonio carlos disse:

    Só porque tu queres. Um deputado que se elegeu sem ninguem conhecer, só na mamata, igual a todos fazem é novo? Se confirmada a volta de Humberto Coutinho, eu acho bom Flávio Dino começar a trabalhar a candidatura dele a Deputado ou então ele vai acabar descobrindo que os votos que ele teve não são dele. Ou como diz aquela artista da globo no programa humorístico. Isso não te pertence mais!

  23. José raujo Almeida disse:

    Se for verdade que HUmberto Coutinho aderiu para Roseana, é muito melhor para Flavio Dino que se desgruda de politicos coroneis.

  24. Alaide disse:

    Mais uma vez flavio dino afirma que vai ser candidato a governador, ele não aderiu e nem vai aderir a roseana sarney. já ofereceram tudo a ele até ser senador e ele não aceita, então porque dizem que ele é sarnezysta?
    É o melhor nome para o maranhão e tem tudo para se eleger

  25. marcio Antunes disse:

    O artigo é muito bom e expressa a realidade da politica do maranhão. Mas só que Flavio Dino não tem coragem de encarar um desafio desses. Sarnezista todo, duvido que ele tope.

  26. Fabio Costa disse:

    Concordo com Alice, mudanças são necessárias, personagens diferentes, com vontade e capacidade de trabalhar também mas, como pensar em mudanças com o nome de Flávio Dino se, quando olhamos para as pessoas que o apoiam vemos nomes conhecidos da velha política como os prefeitos Humberto Coutinho e Tema? Tem também o deputado porra-louca Domingos Dutra e seus aliados do PT. Essa turma que vai apoiar o novo será que deixará ele fazer algo de novo? Outra erro que sempre ocorre, é histórico, nós só pensamos nos cargos de Presidente, Governador e Prefeito e esquecemos que temos também que eleger senadores, deputados federais e estaduais e vereadores que comunguem com o pretenso candidato a cargo majoritário e o que vemos é um balaio (sic) de gatos.

  27. Felipe Klamt disse:

    É FATO. TEXTO COM PENSAMENTO PERFEITO.

  28. Alice disse:

    Discordo do escriba em alguns pontos. Concordo em outros. Acho que, realmente, o Maranhão precisa respirar novos ares políticos.

    Personagens como João Alberto, João Abreu, Lobão Pai, dentre outros, não devem ter mais oportunidades. O Flávio Dino é novo, tem bom discurso, mas, sinceramente, tenho um medo tremendo deste rapaz no poder. Pode até ser que isso aconteça um dia, mas na minha avaliação ainda é muito cedo.

Deixe uma resposta

>>>>>>>>

Copyright © Itevaldo Jr - Todos os direitos reservados
Web Design: MP Marketing & Promoção | Webmail | Login »